DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - 2010-HOJE

Capítulos de livros publicados


Número total de itens: 130

2020

1.   PIETROCOLA, Maurício ; Ricardo, Elio ; Forato, Thaís. History, Didactics, and the Transformation of Scientific Content. Em: El-Hani, C.; Pietrocola, M.; Mortimer, E.; Otero. (Org.). Science Education Research in Latin America. 1ed.E-Book. : Brill | Sense. 2020.v. 22/7, p. 367-393.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2019

1.   ALCÂNTARA, WIARA. Botyra Camorim: imagens e memórias da carreira do magistério em São Paulo (1917-1962). Em: Vidal, Diana; Vicentini, Paula. (Org.). Mulheres inovadoras no ensino. 1ed.Belo Horizonte. : Fino Traço Editora. 2019.p. 98-115.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   AVALOS, V. Z. ; KLUTH, V. S.. As TIC no ensino de Geometria Plana. Em: Verilda Speridião Kluth; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Emerson Izidoro dos Santos. (Org.). Práticas Pibidianas nos subprojetos de Matemática e Pedagogia do PIBID - Unifesp - refelxões sobre ser e fazer-se professor. 1ed.JUndiaí. : Paco editora. 2019.v. 1, p. 58-65.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   AZEVEDO, M. N.; TESTONI, L. A. ; CASTRO, B. A. C.. Mediar a aprendizagem e aprender a ensinar ciências para crianças. Em: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). Panorama actual de la enseñanza de las ciencias: Panorama atual do ensino de ciências. 1ed.Ourense. : Educación Editora. 2019.v. 1, p. 341-346.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   BIZZO, N. M. V. The history of Science and Science education: tools for practice and research in schools. Em: EL HANI, C., PIETROCOLA, M., MORTIMER, E and OTERO, R.. (Org.). Science Education Research in Latin America. 1ed.Leiden. : Brill. 2019.v. 1, p. 426-456.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   Bizzo, Nelio. What is the Role of Sound Evidence in Evolution Education? A Research Program Following Students' Narratives in Brazil and Elsewhere. Em: Kristin Cook and Alandeom Oliveira. (Org.). Evolution Education and the Rise of the Creationist Movement in Brazil. 1aed.Lanham (MD). : Lexington Books. 2019.v. 1, p. 233-258.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   Bizzo, Nelio. An Eye-Witness Account of Freire?s Return Back to Brazil After the Exile: Personal Reflections on Fighting Oppression. Em: James D. Kirylo. (Org.). Reinventing Pedagogy of the Oppressed. 1ed.London. : Bloomsbury Academic. 2019.v. 1, p. 255-264.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   Bizzo, Nelio; SANO, PT ; GARCIA, P.S. ; MONTEIRO, Paulo Henrique Nico. INVISIBLE DIDACTICS: A NEW METHODOLOGICAL TEACHING TOOL FOR SCIENCE EDUCATION USING COUNTERFACTUAL HISTORY OF SCIENCE. Em: Marcos Sarmiento, Rosaura Ruiz, Mari Naranjo, Maria Betancor, Jose Uribe. (Org.). Reflexiones sobre Darwinismo desde las Islas Canarias. 1ed.Madrid. : Ediciones Doce Calles. 2019.v. 1, p. 499-519.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   CAMELO, Clemil ; BRUNATTI, Gabrielle ; VIESBA, Everton ; ROSALEN, M.. Educação Ambiental e Formação de Professores: uma caracterização da rede pública estadual de Diadema/SP. Em: Daniel Azevedo. (Org.). E-book Ciências biológicas: 40 anos no Brasil. 1ed.Porto Alegre. : PLUS. 2019.v. 1, p. 24-24.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   CARDEIRA, F. A. ; KLUTH, V. S.. Compreendendo a função seno por meio do uso de TIC. Em: Verilda Speridião Kluth; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Emerson Izidoro dos Santos. (Org.). Práticas Pibidianas nos subprojetos de Matemática e Pedagogia do PIBID Unifesp ? reflexões sobre ser e fazer-se professor. 1ed.Jundiaí. : Paco Editora. 2019.v. 1, p. 33-47.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   CARDOSO, M. L. D. ; FORATO, T. C. M.. Os ares e as plantas no século XVIII: aspectos formativos de uma abordagem histórico-Investigativa. Em: Silvia Mendonça Figueirôa. (Org.). História E Filosofia Das Ciências Da Natureza E Da Matemática: Ensino, Pesquisa E Formação De Professores. 1ed.São Paulo. : Edições Hipótese. 2019.v. 1, p. 226-255.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   CARDOSO, M. L. D. ; FORATO, Thaís C. M.. História das ciências e ensino por investigação para a abordagem de conceitos biológicos e aspectos da natureza da ciência na formação inicial de professores. Em: Breno A. Moura. (Org.). Estudos em História, Filosofia, Sociologia e Ensino de Ciências: Anais da 4ª IHPST-LA. 11ed.Santo André. : IHPST; FAPESP; CAPES; UFABC. 2019.v. 1, p. 23-37.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   CUNHA, R. C. O. B. ; ANTUNES-SOUZA, T.. A orientação na pós-graduação: apontamentos para reflexão. Em: Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha; Dayane Aparecida Fausto; José Eurico Possebon Cyrino. (Org.). Orientação na pós-graduação: contribuições para a reflexão de orientadores. 1ed.Piracicaba. : PECEGE. 2019.p. 83-105.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   DANTAS, M. ; AZEVEDO, M. N.. Aproximações ao ensino por investigação em aulas de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Em: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros;Manuel Vidal. (Org.). Nuevos retos en la enseñanza de las ciencias: Novos desafios no ensino de ciências. 1ed.Ourense. : Educación Editora. 2019.v. 1, p. 433-437.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   Dias Filho, Carlos Alberto Tavares ; Cericato, Itale Luciane. OS DESAFIOS ENFRENTADOS POR UM PROFESSOR EM COMEÇO DE CARREIRA. Em: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). Formação Docente: Princípios e Fundamentos 5. 1ed.Ponta Grossa. : Atena Editora. 2019.v. 5, p. 164-175.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   FORATO, Thaís C. M. História e natureza das ciências: elementos implementados na formação de professores. Em: Ana Silva; Breno Moura. (Org.). Objetivos humanísticos, conteúdos científicos: contribuições da história e da filosofia da ciência para o ensino de ciências. 1ed.Campina Grande. : EdUEPB. 2019.v. 1, p. 227-263.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   Kollosche, David ; MARCONE, RENATO ; Knigge, Michel ; Penteado, Miriam Godoy ; Skovsmose, Ole. Inclusive Mathematics Education: An Introduction. Em: Kollosche, D; Marcone, R.; Knigge, M.; Penteado, M.; Skovsmose, O.. (Org.). Inclusive Mathematics Education. 1ed.Cham. : Springer International Publishing. 2019.v. 1, p. 3-6.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   LINARDI, P. R. ; AZEVEDO, M. N. ; SILVEIRA, R. V. ; RODRIGUES, G.. Futuros professores de ciências: sentidos atribuídos à atividade de estágio. Em: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). Nuevos retos en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Ourense. : Educación Editora. 2019.v. 1, p. 439-443.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   LINARDI, P. R.; AZEVEDO, M.N. ; SIVEIRA, R. V. ; RODRIGUES, G.. Futuros professores de ciências: sentidos atribuídos à atividade de estágio. Em: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). Nuevos retos em la enseñanza de las ciências. 1ed.Ourense. : Educación Editora. 2019.p. 439-443.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   MARCONE, RENATO. Who Can Learn Mathematics?. In: Kollosche, D; Marcone, R.; Knigge, M.; Penteado, M.; Skovsmose, O. (Org.). Inclusive Mathematics Education. 1ed.Cham. Em: . : Springer International Publishing. 2019.v. 1, p. 41-53.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
20.   OLIVEIRA, G. S. ; PEREIRA, H. M. R. ; GOUW, Ana Maria Santos ; BIZZO, N. M. V.. Comparative Studies of Students? Beliefs and Understandings in Brazil, Italy, and Galapagos Islands. Em: Kristin Cook and Alandeom Oliveira. (Org.). Evolution Education and the Rise of the Creationist Movement in Brazil. 1aed.Lanham (MD). : Lexington Books. 2019.v. 1, p. 249-262.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
21.   PALMA, R. S. ; MELONI, REGINALDO ALBERTO. Objetos de Educação em Ciências da Natureza: considerações sobre os processos de conservação e as possibilidades de usos pedagógicos. Em: Fernando Magalhães; Luciana Ferreira da Costa; Francisca Hernández Hernández; Alan Curcino. (Org.). Museologia e Património. 1ed.Leiria, Portugal. : Instituto Politécnico de Leiria ? IPLeiria. 2019.v. 2, p. 211-245.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
22.   Penteado, Miriam Godoy ; MARCONE, RENATO. Inclusive Mathematics Education in Brazil. Em: Kollosche, D; Marcone, R.; Knigge, M.; Penteado, M.; Skovsmose, O.. (Org.). Inclusive Mathematics Education. 1ed.Cham. : Springer International Publishing. 2019.v. 1, p. 7-12.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
23.   RANGEL, Flaminio de Oliveira; FORATO, Thaís Cyrino de Mello. Letramentos no ensino de ciências à distância. Em: Pedro Membiela; María Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). Nuevos Retos en la Enseñanza de las Ciencias. 1ed.Ourense, Espanha. : Educación Editora. 2019.v. 1, p. 445-450.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
24.   SILVA, J. A. ; STOCO, Sergio. Física e Estágio Curricular Supervisionado: diálogos sobre gestão dos diferentes aspectos de sequências didáticas na formação inicial de professores. Em: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre. (Org.). Pibid Unifesp em Diálogo: Trajetórias e Indagações Sobre Práticas de Formação Inicial de Professores. 1ed.Jundiaí SP. : Paco Editorial. 2019.v. 1, p. 14-25.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
25.   Viana, Hélio Elael Bonini ; MELONI, REGINALDO ALBERTO. OS MANUAIS DE ENSINO DE QUÍMICA NO BRASIL E A CIRCULAÇÃO DAS IDEIAS SOBRE O ATOMISMO NO SÉCULO XIX. Em: Carmen Lúcia Voigt. (Org.). O Ensino de Química 1. 1ed. : Atena Editora. 2019.v. 1, p. 244-255.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
26.   VIEGAS, C. ; CRUZ, E. S.. Understanding the Importance of Students? Assessment and Feedback With Multimodal Narratives. Em: J. Bernardino Lopes; Clara Viegas; Alexandre Pinto. (Org.). Multimodal Narratives in Research and Teaching Practices. 1ed.USA. : IG-global. 2019.v. 1, p. 44-63.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
27.   VIESBA, Everton ; BAMBAN, Patrícia ; VIESBA, L. M. ; ROSALEN, M. A. S.. Oficinas Pedagógicas Sustentáveis em Sala de Aula. Em: Valdir Lamim-Guedes; Rafael de Araujo Arosa Monteiro. (Org.). Educação Ambiental na Prática: Transversalidade da temática socioambiental.. 1ed.São Paulo. : Editora Na Raiz. 2019.v. 1, p. 54-77.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
28.   VIESBA, Everton ; CAMELO, Clemil ; ROSALEN, M. A. S.. Programa Escolas Sustentáveis: Construindo Espaços Educadores Sustentáveis na Escola e Universidade. Em: Vilmar Baggio. (Org.). Rumos da Educação. 2.ed.Veranópolis-RS. : Diálogo Freiriano. 2019.v. 2, p. 227-240.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2018

1.   ALCÂNTARA, WIARA; VIDAL, Diana. CORPO E MATÉRIA: RELAÇÕES (IM)PREVISÍVEIS DA CULTURA MATERIAL ESCOLAR. Em: Vera Lucia Gaspar da Silva; Gizele de Souza; César Augusto Castro.. (Org.). Cultura Material Escolar em Perspectiva histórica: escritas e possibilidades. 1ed.Vitória. : EDUFES. 2018.p. 243-268.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   Azzalis, Ligia A; OLIVEIRA, F. F. ; FONSECA, F. L. A.. O Pibid e a formação de professores de Biologia. Em: João do Prado Ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre. (Org.). Pibid Unifesp em Diálogo. 1ed.Jundiai. : Paco Editorial. 2018.p. 99-116.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   BERTINI, L. F. Problemas. Em: Wagner Rodrigues Valente. (Org.). Cadernos de Trabalho II. 1ed.São Paulo. : Livraria da Física. 2018.v. 8, p. 11-42.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   BERTINI, L. F.; GOMES, L. P. S. ; OLIVEIRA, M. A.. Provas, exames e a matemática do ensino. Em: Elisabete Zardo Búrigo; José Ivanildo de Lima; Maria Cristina Araújo de Oliveira; Wagner Rodrigues Valente. (Org.). Provas, exames e histórias da educação matemática. 1ed.Boa Vista. : Editora da UFRR. 2018.p. 11-76.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   CORTI, A. P. ; CORROCHANO, M. C. ; SILVA, JOSÉ ALVES DA. "Ocupar resistir": a insurreição dos estudantes paulistas. Em: COSTA, A.A.F. GROPPA, L.A.. (Org.). O movimento de ocupaç ões estudantis no Brasil.. 1ed.São Carlos. : Pedro João Editores. 2018.v. 1, p. 121-144.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   CUNHA, J.M.P. ; STOCO, Sergio. Região Metropolitana de Fortaleza. Em: José Marcos Pinto da Cunha. (Org.). Dinâmica demográfica e socioespacial no Brasil metropolitano.. 1ed.São Carlos. : Edufscar. 2018.v. 1, p. 177-210.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   FORATO, Thaís C. M. Isaac Newton and the hidden forces in Univeral Gravitation: Delimiting na Approach for teacher Training. Em: Maria Elice de Brzezinski Prestes ; Cibelle Celestino Silva,. (Org.). Teaching Science with Context Historical, Philosophical, and Sociological Approaches.. 1ed.New York/Heidelgerg. : Springer. 2018.v. 1, p. 293-311.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MARCONE, R. Desconstruindo Narrativas Normalizadoras. Em: Fernanda Malinosky Coelho da Rosa; Ivete Maria Baraldi.. (Org.). Educação Matemática Inclusiva: estudos e percepções. 1ed.Campinas. : Mercado de Letras. 2018.v. 1, p. 17-36.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   MARTORANO, S. A. A. PIBID QUÍMICA UNIFESP: AS SEQUÊNCIAS DE APRENDIZAGEM TEMÁTICA DESENVOLVIDAS PELO GRUPO NO PERÍODO DE 2014 A 2016. Em: JOÃO DO PRADO FERRAZ DE CARVALHO;JORGE LUIZ BARCELLOS DA SILVA;MAGALI APARECIDASILVESTRE. (Org.). PIBID UNIFESP EM DIALOGO: TRAJETORIAS E INDAGAÇÕES SOBRE PRÁTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. 1ed.JUNDIAÍ. : PACO EDITORIAL. 2018.v. 1, p. 1-192.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   MORAIS, Rosilda dos Santos. PROVAS, EXAMES E A MATEMÁTICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Em: ELISABETE Z. BÚRIGO; JOSÉ IVANILDO DE LIMA, MARIA CRISTINA ARAÚJO DE OLIVEIRA, WAGNER RODRIGUES VALENTE. (Org.). PROVAS, EXAMES E A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. 1ed.EDUFRR. : Editora Universidade Federal de Roraima. 2018.v. 1, p. 77-138.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   SILVA, J. A.; STOCO, S.. Pibid ? Física e Estágio Curricular Supervisionado: diálogos sobre gestão dos diferentes aspectos de sequências didáticas na formação inicial de professores. Em: João do Prado ferraz de Carvalho; Jorge Luiz Barcellos da Silva; Magali Aparecida Silvestre. (Org.). Pibid Unifesp em diálogo: trajetórias e indagações sobre práticas de formação inicial de professores. 1ed.São Paulo. : Placo. 2018.v. 1, p. 1-101.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   STOCO, Sergio; JACOMINI, M.. Política (s) Pública (s). Em: René Mendes. (Org.). Dicionário de saúde e segurança do trabalhador: conceitos, definições, história, cultura.. 1ed.Novo Hamburgo. : Proteção Publicações. 2018.v. 1, p. 898-899.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   VALENTE, W. R. ; BERTINI, L. F. ; MORAIS, Rosilda dos Santos. As matemáticas na formação de professores e no ensino: investigações sobre a trajetória de um saber profissional. Em: Andréia Maria Pereira de Oliveira; Maria Isabel Ramalho Ortigão. (Org.). Abordagens Teóricas e Metodológicas nas Pesquisas em Educação Matemática. 1ed.Brasília. : SBEM-2018. 2018.v. 1, p. 1-320.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   VIEGAS, C. ; CRUZ, E. S.. Avaliar e fornecer feedback. Em: Lopes, J.; Viegas, C.; Pinto, A.. (Org.). Melhorar Práticas de Ensino de Ciências e Tecnologia. 1ed.Lisboa. : Sílabo. 2018.v. 1, p. 1-288.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2017

1.   AZEVEDO, M. N.; TESTONI, L. A.. Mediação discursiva e sentidos do professor no desenvolvimento profissional docente em ciências. Em: Pedro Membiela Iglesia. (Org.). La enseñanza de las ciencias en el actual contexto educativo / O ensino das ciencias no actual contexto educativo. 1ed.Santiago de Compostela. : Educación Editora. 2017.v. 01, p. 385-390.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   BARBOZA, R. ; MARTORANO, S. A. A.. Histórias das ciências, epistemologia, gênero e arte ensaios para a formação de professores. Em: Breno Arsioli Moura, Thais Cyrino de Mello Forato. (Org.). O caso da vacina tríplice e o autismo: o que os erros nos ensinam sobre os aspectos da natureza da ciência.. 1ed.SANTO ANDRÉ. : EDITORA UFABC. 2017.v. 1, p. 53-70.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   KLUTH, V.S. ; BIANCO, A. A. G. ; AZZALIS, L. A.. A integração das Ciências. Em: Verilda Speridião Kluth. (Org.). Prática docente e formação de professores - Reflexões à luz do ensino de Ciências. 1ed.São Paulo. : Alameda. 2017.v. 1, p. 63-80.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   BIANCO, A. A. G. Na sala de aula, como no palco. Em: João do Prado Ferraz de Carvalho. (Org.). Desafios da Formação Inicial Docente no Contexto do Pibid. 1ed.São Paulo. : Paco Editorial. 2017.p. 171-189.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   BORGES, D. B. S. ; FORATO, Thaís C. M.. Ciência e Sociedade: Retratos da História da Termodinâmica na Arte. Em: Breno Arsioli Moura; Thaís Cyrino de Mello Forato. (Org.). Histórias das Ciências, Epistemologia, Gênero e Arte. Ensaios para a Formação de Professores.. 1ed.Santo André. : Editora da UFABC. 2017.v. único, p. 139-162.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   CORDEIRO, Denilson Soares. Museu de Ciências e a busca da interdisciplinaridade. Em: Verilda Speridião Kluth. (Org.). Prática docente e formação de professores. 1ed.São Paulo. : Alameda. 2017.v. 1, p. 81-100.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   CRUZ, E. S. Articulating Research and Teaching Practices in a Postgraduate Course. Em: J. Bernardino Lopes, José Paulo Cravino, Eliane de Souza Cruz e António Barbot. (Org.). Teaching Science ? Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development. 1ed.New York. : Nova Science Publishers, Inc. 2017.v. 1, p. 78-98.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   CRUZ, E. S. Teacher Reflection in the Postgraduate Training of Science Teachers. Em: J. Bernardino Lopes, José Paulo Cravino, Eliane de Souza Cruz e António Barbot. (Org.). Teaching Science ? Contributions of Research for Planning, Practice and Professional Development.. 1ed.New York. : Nova Science Publishers, Inc. 2017.v. 1, p. 303-322.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   DIAS, Natália ; ROSALEN, M.S.. Iniciação à docência em Ciências integrando ensino, pesquisa e extensão. Em: João do Prado Ferraz de Carvalho (org.). (Org.). Desafios da formação inicial docente no contexto do Pibid: experiências de formação de professores nos arrabaldes das cidades de Diadema e Guarulhos, SP.. 1ed.São Paulo. : Paco Editorial. 2017.v. 1, p. 203-221.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   FONSECA, FERNANDO LUIZ AFFONSO ; DA COSTA AGUIAR ALVES, BEATRIZ ; Azzalis, Ligia Ajaime ; Belardo, Thaís Moura Gáscon. Matrix Metalloproteases as Biomarkers of Disease. Methods in Molecular Biology. 1ed.New York. Em: . : Springer New York. 2017.p. 299-311.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   FORATO, Thaís C. M.; BAGDONAS, Alexandre.. A Proposal for overcoming obstacles to teaching nature of science: Evaluating a History of High School Cosmology Course. Em: Maurício Pietrocola; Ivã Gurgel. (Org.). Crossing the Border of Traditional Science Curriculum: innovative teaching and learning in Science Basic Education. 1ed.Boston. : Sense Publisher. 2017.v. 1, p. 181-206.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   FORATO, Thaís C. M.; MOURA, B. A.. Introdução. História e Epistemologia das Ciências na formação de professores. Em: Breno Arsioli Moura; Thaís Cyrino de Mello Forato. (Org.). Histórias das Ciências, Epistemologia, Gênero e Arte. Ensaios para a formação de professores. 11ed.Santo André. : Editora da UFABC. 2017.v. Unico, p. 1-10.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   FORATO, Thaís C. M.; SILVA, J. A.. Proposta formativa nas Práticas Pedagógicas de Física. Em: Verilda S. Kluth. (Org.). Prática docente e formação de professores: reflexões à luz do ensino de Ciências. 1ed.São Paulo. : Alameda. 2017.v. 1, p. 167-208.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
14.   GOUW, Ana Maria Santos. A prática pedagógica de Biologia no Curso de Ciências - Licenciatura. Em: Verilda Speridião Kluth. (Org.). Prática docente e formação de professores: reflexões à luz do ensino de Ciências. 1ed.São Paulo. : Alameda. 2017.v. 1, p. 131-147.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
15.   GOUW, Ana Maria Santos; VIANA, H. E. B.. O curso de Ciências - Licenciatura da UNIFESP: uma proposta interdisciplinar. Em: Verilda Speridião Kluth. (Org.). Prática docente e formação de professores: reflexões à luz do ensino de Ciências. 1ed.São Paulo. : Alameda Editora. 2017.v. 1, p. 17-31.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
16.   JUNQUEIRA, V. B. ; FONSECA, F. L. A. ; SIMON, K. A. ; Azzalis, Ligia A. ; RAMOS, LUIZ R.. Vitaminas antioxidantes e estresse oxidativo. Em: Sato, E.I.; Colombo, A.L.; Borges, D.R.; Ramos, L.R.; Ferreira, L.M.; Guinsburg, R.. (Org.). Atualização Terapêutica de Prado, Ramos e Valle: Diagnóstico e Tratamento. 26ed.São Paulo. : Artes Médicas. 2017.p. 35-39.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
17.   KLUTH, V. S. Matemática em ação: um subprojeto Pibid vinculado à licenciatura em Ciêncas da Unifesp - campus Diadema. Em: João do Prado Ferraz de Carvalho ( Org.). (Org.). Desafios da formação inicial docente no contexto do Pibid. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2017.v. 1, p. 5-229.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
18.   KLUTH, V. S. A prática de ensino de matemática: trajetória primeira em uma licenciatura em Ciências. Em: Veridla Speridião Kluth. (Org.). Prática Docente e formação de professores - Reflexões à luz do ensino de ciêncais. 1ed.SAO PAULO. : Alameda. 2017.v. 1, p. 10-242.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
19.   Ligia A. Azzalis. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e a formação de professores de Biologia na Unifesp - campus Diadema. Em: João do Prado Ferraz de Carvalho. (Org.). Desafios da Formação Inicial Docente no Contexto do Pibid. Experiências de Formação de Professores nos Arrabaldes das Cidades de Diadema e Guarulhos, SP. 1a.ed.Jundiaí. : PacoEditorial. 2017.p. 191-202.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
20.   MARTORANO, S. A. A.; CERIDORIO, L. F.. Pibid subprojeto Química: história e filosofia da ciência no ensino de Química. Em: João do Prado Ferraz de Carvalho (Org.). (Org.). Desafios da Formação Inicial Docente no Contexto do Pibid - Experiências de Formação de Professores nos Arrabaldes das Cidades de Diadema e Guarulhos, SP. 1ed.São Paulo. : Paco Editorial. 2017.v. 1, p. 138-157.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
21.   MARTORANO, S. A. A. ; MELONI, R. A.. A prática pedagógica de Química hoje: um desafio a ser enfrentado. Em: Verilda Speridião Kluth. (Org.). Prática docente e formação de professores - Reflexões à luz do ensino de Ciências. 1ed.São Paulo. : ALAMEDA CASA EDITORIAL. 2017.v. 1, p. 149-168.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
22.   MORAIS, Rosilda dos Santos; ONUCHIC, L. R. ; LEAL JUNIOR, L. C.. Resolução de Problemas, uma matemática para ensinar. Em: Onuchic, Lourdes de la Rosa; Leal Junior, Luiz Carlos; Pironel, Márcio. (Org.). Perspectivas para Resolução de Problemas. 1ed.São Paulo. : Livraria da Física. 2017.v. 1, p. 397-432.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
23.   NOVAES, B. W. D. ; BERTINI, L. F. ; SIQUEIRA FILHO, M. G.. Cadernos de alunos com registros de aulas de matemática: textos e contextos. Em: Rios, D. F.; BÚRIGO, E. Z.; FISCHER, M. C. B.; VALENTE, W. R.. (Org.). Cadernos escolares e a escrita da história da educação matemática. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2017.p. 63-96.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
24.   OLIVEIRA, M. C. A. ; SILVA, M. R. S. ; CARVALHO, M. ; BERTINI, L. F.. La géométrie dans la formation des normaliens de Minas Gerais et São Paulo entre les années 1920 et 1940. Em: Renaud d'Enfert; Marc Moyon; Wagner Rodrigues Valente. (Org.). Les mathématiques à l'école élémentaire (1880-1970): études France-Brésil. 1ed.Limoges. : PULIM. 2017.p. 147-165.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
25.   PIASSI, LUÍS PAULO DE CARVALHO ; VIEIRA, Rui Manoel de Bastos ; Santos, Emerson Izidoro Dos. Science Stand. Em: Maurício Pietrocola; Ivã Gurgel. (Org.). Crossing the Border of the Traditional Science Curriculum. 1ed.Rotterdam. : SensePublishers. 2017.p. 73-93.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
26.   RANGEL, Flaminio de Oliveira; AZEVEDO, M. N.. Práticas do ensino de Ciências a distância. Reflexões sobre os letramentos. Em: Verilda Speridião Klutz. (Org.). Prática docente e formação de professores: Relexões à luz do ensino de Ciências. 1eded.São Paulo. : Alameda. 2017.v. Único, p. 103-131.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
27.   SILVA, J. A. ; FORATO, Thaís C. M.. As contribuições do subprojeto Pibid-Física para a formação inicial e continuada de professores tendo em vista a tarefa de educar o adolescente em tempos de sociedade pós-industrial. Em: João do Prado Ferraz de Carvalho. (Org.). Desafios da Formação Inicial Docente no Contexto do Pibid: Experiências de Formação de Professores nos Arrabaldes das Cidades de Diadema e Guarulhos. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2017.v. 1, p. 97-136.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
28.   SILVA, J. A.; FORATO, T. C. M.. As contribuições do subprojeto Pibid-Física para a formação inicial e continuada de professores tendo em vista a tarefa de educar em tempos de sociedade pós-industrial. Em: João do Prado Ferraz de Carvalho. (Org.). Desafios da formação inicial docente no contexto do Pibid: experiências de formação de professores nos arrabaldes das cidades de Diadema e Guarulhos (SP. 1ed.Jundiaí. : Paco Editorial. 2017.v. 1, p. 97-136.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
29.   TESTONI, L. A. ; AZEVEDO, M. N.. Formação inicial em Ciências: práticas de ensino e elaboração de saberes pedagógicas de conteúdo. Em: Verilda Speridião Klutz. (Org.). Prática docente e formação de professores: Relexões à luz do ensino de Ciências. 1eded.São Paulo. : Alameda. 2017.v. Único, p. 33-64.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
30.   TESTONI, L. A. ; AZEVEDO, M. N. ; VIEIRA, H. E. B. ; PAULA, S. M. ; BROCKINGTON, G.. Práticas Reflexivas na Formação Docente em Física: o estágio investigativo-supervisionado. Em: Pedro Membiela Iglesia. (Org.). La enseñanza de las ciencias en el actual contexto educativo / O ensino das ciencias no actual contexto educativo. 2ed.Santiago de Compostela. : Educación Editora. 2017.v. 1, p. 133-137.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
31.   TESTONI, L. A.; Azevedo, M.N.. Formação inicial em Ciências: práticas de ensino e elaboração de saberes pedagógicos de conteúdo. Prática Docente e Formação de Professores: reflexões à luz do ensino de ciências. 1ed.São Paulo. Em: . : Alameda Editora. 2017.p. 33-64.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
32.   TESTONI, L. A.; Brockington, J.G. ; Lavorato, I.T.. Argumentação em aulas práticas de Física. Em: Pedro Membiela Iglesia. (Org.). La enseñanza de las ciencias en el actual contexto educativo / O ensino das ciencias no actual contexto educativo. 1ed.Santiago de Compostela. : Educación Editora. 2017.v. 1, p. 527-531.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
33.   CERICATO, Itale Luciane; ZAJAC, S.. A prática docente mediada pela pesquisa. Em: Verilda Speridião Kluth. (Org.). Prática docente e formação de professores : reflexões à luz do ensino de Ciências. 1ed.São Paulo. : Alameda. 2017.v. 1, p. 229-242.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2016

1.   AZEVEDO, M. N. Educação Matemática nos anos iniciais: Contagem, correspondência um a um... e o que mais o Curupira pode nos ensinar?. Em: Elaine Sampaio de Araújo; Manoel Oriosvaldo de Moura. (Org.). As contribuiçoes da atividade orientadora de ensino para organização do processo de ensino e aprendizagem. 1ed.Campinas - SP. : Pontes Editores. 2016.v. 2, p. 147-160.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   BERNARDES, J. H. ; CERICATO, Itale Luciane. O mal como origem do mau. Em: vários autores. (Org.). A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência. 1ed.são paulo. : mais editora. 2016.p. 103-117.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   DIAS FILHO, C. A. T. ; CERICATO, Itale Luciane. Iniciação profissional de um professor recém formado. Em: vários autores. (Org.). A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência. 1ed.são paulo. : mais editora. 2016.p. 41-59.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   DIAS, V. ; KLUTH, V. S.. Horizontes de formação humana por meio da vivência da noção de ângulo. A pesquisa da prática docente na formação continuadad de professores: os caminhos de uma experiência. 1ed.São Paulo. Em: . : mais editora. 2016.v. 1, p. 119-137.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   FORATO, Thaís C. M. Abordagens históricas de invenções da física e sua contextualização na sociedade contemporânea. Em: Nilson Garcia; Milton Auth; Eduardo Takahashi. (Org.). Enfrentamentos do ensino de física na sociedade contemporânea. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2016.v. 1, p. 429-450.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   FORATO, Thaís C. M.; KARAM, Ricardo ; Pietrocola, M.. Uma reflexão sobre as explicações científicas: controvérsias para a formação de professores. Em: Simone Dalla Barba Walckoff; Reginaldo de Jesus Costa Farias. (Org.). Reflexões sobre a Ciência: diferentes perspectivas.. 1ed.Curitiba. : CRV. 2016.v. 1, p. 151-176.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   KLUTH, V. S. Moblizações Didáticas das relações de representação aritmética e geométrica de grandezas. Em: Laerte Fonseca. (Org.). Didática do Cálculo - Epistemologia, Ensino E Aprendizagem. 1ed.São Paulo. : Livraria da Física. 2016.v. 1, p. 227-237.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MAGALHAES, S. L. ; BERTINI, L. F. ; AZEVEDO, MARIA NIZETE ; LINARDI, P. R.. Atividade investigativa em aulas de ciências, um olhar para uma ação. A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência. 1ed.São Paulo. Em: Kluth, V. S.. (Org.). A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência. 1ed.São Paulo. : mais editora. 2016.v. 01, p. 61-81.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   MOTA, H. S. ; SANTOS-GOUW, Ana Maria ; BIZZO, N. M. V.. Qual a opinião dos jovens brasileiros sobre a Teoria da Evolução Biológica?. Em: Alexandra Souza de Carvalho; Marcelo Souza Oliveira. (Org.). Educação científica e popularização das ciências: práticas multirreferenciais. 1ed.Salvador. : Edufba. 2016.v. 1, p. 133-151.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   POMMER, Wagner Marcelo. Capítulo 07: Obstáculos referentes ao desenvolvimento do conceito de variável. Em: Laerte Fonseca. (Org.). Didática do Cálculo: Epistemologia, Ensino e Aprendizagem. 1ed.São Paulo. : Editora da Livraria da Física. 2016.v. 1, p. 99-111.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   POMMER, Wagner Marcelo. Capítulo 13: Mobilizações didáticas para a aprendizagem do conceito de variável. Em: Laerte Fonseca. (Org.). Didática do Cálculo: Epistemologia, Ensino e Aprendizagem. 1ed.São Paulo. : Editora da Livraria da Física. 2016.v. 1, p. 170-182.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   SCHARAN, S. M. ; KLUTH, V. S. ; CASTILHO, T. N.. A didática francesa em sala de aula na transição da aritmética para a álgebra. A pesquisa da prática docente na formação continuadad de professores:oscaminhos de uma experiência. 1ed.São Paulo. Em: Kluth V. S., Vários autores. (Org.). A pesquisa da prática docente na formação continuada de professores: os caminhos de uma experiência. 1ed.São Paulo. : mais editora. 2016.v. 1, p. 15-39.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   STOCO, Sergio. Estruturando as desigualdades educacionais a partir dos conceitos de capital e pobreza. In: Luana Costa Almeida; Adriana Lia Friszman de Laplane; Alexandro Henrique Paixão.. (Org.). Mudanças atuais na sociedade brasileira e o Sistema Nacional de Educação - qualidade da educação pública como direito humano.. 1ed.Timburi / SP. Em: . : Companhia do Ebook. 2016.v. 1, p. 157-174.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2015

1.   Augusto, Fabio ; Toledo, B. ; LIMA, F. A. ; ALEME, H. G. ; Hantao, Leandro Wang ; FURLAN, M. F. ; Mogollon, N. S. ; PRATA, P. S. ; BRAGA, S. C. N.. Microextração em fase sólida. Em: Keyller Bastos Borges; Eduardo Costa de Figueiredo; Maria Eugênia Costa Queiroz. (Org.). Preparo de amostras para análise de compostos orgânicos. 1ed.Rio de Janeiro. : LTC. 2015.v. 1, p. 1-263.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   BARRETO, M. F. T. ; TEXEIRA, R ; KLUTH, V. S.. Sistema de numeração decimal e operações em perfis. Em: Carlos Cardoso Silva;Sandra Valéria Limonta. (Org.). Anos iniciais do ensino fundamental:política, gestão, formação de professores e ensino. 1ed.São Paulo. : Editora Mercado das Letras. 2015.v. 1, p. 259-284.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   FORATO, Thaís C. M.; Guerra, Andreia. Alessandro Volta e a Pilha. Em: Ana Paula B. Silva ; Andreia Guerra. (Org.). História da ciência e Ensino: Fontes Primárias e propostas para sala de aula.. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2015.v. 1, p. 17-26.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   GEROLIN, E. C. ; Marilena Rosalen. Ciências e cidadania: um projeto de iniciação à docência. Em: Pedro Membiela, Natalia Casado, Maria Isabel Cebreiros. (Org.). Presente y futuro de la enseñanza de las ciencias. 1ed.Santiago de Compostela. : Educacion Editora. 2015.v. 1, p. 71-84.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   GOMES, T. G. ; FORATO, Thaís C. M.. Marie Curie e as emissões radioativas: uma proposta para a sala de aula. Em: A. P. B. Silva; A. Guerra. (Org.). História da Ciência e Ensino: Fontes Primárias e propostas para sala de aula. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2015.v. 1, p. 253-264.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   GUERRA, A. ; FORATO, Thaís C. M.. Galvani. Em: A. P. B. Silva; A. Guerra. (Org.). História da ciência e Ensino: Fontes Primárias e propostas para sala de aula. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2015.v. 1, p. 27-38.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   MARTORANO, S. A. A. ; FORATO, Thaís C. M.. Análise de uma abordagem histórica do tema cinética química para a formação continuada de professores. Em: Thiago Henrique Barnabé Corrêa; Gabriel Augusto Matharan; Leonardo Fabio Martínez Pérez. (Org.). O Ensino de Química em Diálogo - La enseñanza de la química en diálogo.. 1ed.RIO DE JANEIRO. : CRV. 2015.v. 1, p. 91-116.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MELONI, R. A. Considerações sobre o Seminário de Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação da Região Sul. Em: Claudia Maffini Griboski e Stela Maria Meneghel.. (Org.). Anais dos seminários regionais sobre autoavaliação institucional e comissões próprias de avaliação (CPA). 1ed.Brasília, DF. : INEP/MEC. 2015.p. 38-45.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   PEREIRA, A. K. S. ; FORATO, Thaís C. M.. Calor, por Isaac Newton. Em: A. P. B. Silva; A. Guerra. (Org.). História da ciência e Ensino: Fontes Primárias e propostas para sala de aula. 1ed.São Paulo. : Editora Livraria da Física. 2015.v. 1, p. 77-84.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   PIASSI, L. P. C. ; SANTOS, E. I. ; VIEIRA, R. M. B.. Banca da Ciência: Experiências na Interface da Comunicação Científica Itinerante com a Escolarização Regular. Em: Marcelo Giordan; Marcia Borin da Cunha. (Org.). Divulgação científica na sala de aula : perspectivas e possibilidades. 1ed.Ijuí. : Unijuí. 2015.p. 185-214.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   RANGEL, Flaminio de Oliveira; COLAGRANDE, E. A. ; SILVA, J. A. ; FERREIRA, A. V. T. S. ; CARDOSO, C. R. ; OLIVEIRA, E. N. ; PEREIRA, C. R. A. ; SILVEIRA, T. G.. Evasão e Vulnerabilidade. Em: Pedro Membiela; Natalia Casado; M.ª Isabel Cebreiros. (Org.). Presente y Futuro de la Enseñanza de las Ciencias. 1ed.Santiago de Compostela. : Educación Editora. 2015.v. 1, p. 173-177.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   SANTOS-GOUW, A. M. P.; PELLEGRINI, G. ; BIZZO, N. ; OLIVEIRA, G. S. ; PINAFO, J.. Percepção dos jovens pela ciência e pelo ensino de ciências: desenvolvimento e avaliação do questionário Barômetro. Em: Acácio Alexandre Pagan; Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto. (Org.). Desempenho escolar inclusivo. 1ed.Curitiba, PR. : CRV. 2015.v. 1, p. 141-162.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2014

1.   BATISTA, N. ; BATISTA, S. H. ; Ruiz-Moreno, L. ; MAIA, J. A. ; GERAB, I. F. ; ROSALEN, M. A. S. ; ABENSUR, P. ; MONTEIRO, A. C.. A disciplina de formação didático-pedagógica na pós-graduação stricto sensu / EPM: uma proposta em foco. Em: Nildo Batista; Sylvia Helena Batista. (Org.). Docência em Saúde: temas e experiências. 2ed.São Paulo. : Senac. 2014.p. 203-216.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   BERTINI, L. F.; Passos, C. L. B.. Educação Matemática na perspectiva do letramento: as tarefas investigativas como possibilidade. Em: Maria Silvia Cintra Martins. (Org.). Letramentos em língua materna e matemática. 1ed.São Carlos. : LEETRA. 2014.p. 26-39.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   Junqueira, V.B.C. ; FONSECA, F. L. A. ; SIMON, K. A. ; Azzalis, Ligia A ; RAMOS, L. R.. Vitaminas antioxidantes e estresse oxidativo. Em: Durval Rosa Borges. (Org.). Atualização terapêutica de Prado, Ramos e Valle: diagnóstico e tratamento - 2014/2015. 25ed.São Paulo. : Artes Médicas. 2014.p. 63-67.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   KLUTH, V. S.; MOURA, S. P. R.. Preâmbulos investigativos sobre o uso de softwares como ato propulsor do pensar matemático. Em: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Ciberespaço - Possiblidades que abreao mundo da educação. 1ed.São Paulo. : Livraria da Física. 2014.v. 1, p. 221-247.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   LEITE, R. F. ; MARTORANO, S. A. A.. Experimentação nas aulas de Química:ideias de um grupo de professores do programa Parfor/Quimica/ UEL. Em: Lima, M.S.; Ortenzi, D. I.B. G.; Broietti, F. C. D.;Pasquini,R.C.G. (organizadores. (Org.). PRODOCÊNCIA/UEL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 01ed.LONDRINA. : EDUEL. 2014.v. 01, p. 26.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   MARTORANO, S. A. A. O MODELO DIDÁTICO PESSOAL DO PROFESSOR: CARACTERIZAÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PELOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA. Em: Lima, M, S.; Ortenzi, D. I.B. G.; Broietti, F. C. D.;Pasquini,R.C.G.. (Org.). PRODOCÊNCIA/UEL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 01ed.LONDRINA. : eduel. 2014.v. 01, p. 01.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   MARTORANO, S. A. A.; LEITE, R. F. ; Roberson Costa ; BROIETTI, FABIELE CRISTIANE D.. INVESTIGANDO A COMPREENSÃO DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O CONCEITO DE SOLUÇÃO. Em: Lima, M.S.; Ortenzi, D. I.B. G.; Broietti, F. C. D.;Pasquini,R.C.G.. (Org.). PRODOCÊNCIA/UEL: ENSINO E PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. 1ed.LONDRINA. : EDUEL. 2014.v. 01, p. 25.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   MELONI, R. A. Tools for teaching Physics and Chemistry in secondary schools: The case of the Colégio Culto à Ciência, Brazil, 1899-1902. Em: Marcus Granato; Marta Lourenço. (Org.). Scientific instruments in the history of science: Studies in transfer, use and preservation. 1ed.Rio de Janeiro. : Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast). 2014.v. 1, p. 247-257.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   PIRES, F. S. ; BERTINI, L. F. ; PRATES, U.. Aprendizagem em matemática: uma perspectiva através da linguagem. Em: Maria Silvia Cintra Martins. (Org.). Letramentos em língua materna e matemática. 1ed.São Carlos. : LEETRA. 2014.p. 40-44.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   PIRES, F. S. ; BERTINI, L. F. ; PRATES, U.. Muitas linguagens em relação: o ensino e a aprendizagem das operações fundamentais da matemática. Em: Maria Silvia Cintra Martins. (Org.). Língua materna, matemática e outras linguagens. 1ed.São Carlos. : LEETRA. 2014.p. 27-34.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   PRATES, U. ; PIRES, F. S. ; BERTINI, L. F.. Atividades orientadoras de ensino nos cadernos de educação matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: analisando possibilidades. Em: Maria Silvia Cintra Martins. (Org.). Letramento e suas articulações no trabalho interdisciplinar. 1ed.São Carlos. : LEETRA. 2014.p. 34-41.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   RANGEL, F.O. ; COLAGRANDE, E. A. ; SILVA, J. A. ; OLIVEIRA, E. N. ; SILVEIRA, T. G. ; FERREIRA, A. V. T. S.. Evasão e Vulnerabilidade. Em: MEMBIELLA, P; CASADO, N.;CEBREIROS, I.. (Org.). Presente y futuro de la enseñanza de las ciencias. 1ed.Santiago de Compostela. : Educación Editora. 2014.v. 1, p. 173-177.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2013

1.   BARRETO, M. F. T. ; KLUTH, V. S.. O número: compreensões no mundo-vida. Em: Maria de Fátima Texeira Barreto. (Org.). Fenomenologia Escola e Conhecimento. 1ed.Goiâna. : Cânone Editorial. 2013.v. 1, p. 125-144.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CERICATO, Itale Luciane; DAVIS, C. L. F.. Cooperação profissional: uma alternativa para a formação continuada de professores. Em: Helenice Maia; Neiza de Lourdes F. Fumes; Wanda Maria Junqueira de Aguiar. (Org.). Formação, atividade e subjetividade: aspectos indissociáveis da docência. 1ed.Nova Iguaçu. : Marsupial Editora. 2013.v. 1, p. 259-292.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   CORDEIRO, Denilson Soares. Apresentação. Em: Alcir Pécora. (Org.). Medida por medida. 1ed.São Paulo. : e-galáxia. 2013.v. 1, p. 1-12.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   CORDEIRO, Denilson Soares; Marian Ávila Lima e Dias. A escola e a igualdade. Em: SILVA, L.M.; SOUZA, L.R.. (Org.). Estudos sobre formação e educação inclusiva. 1ed.Salvador. : EDUNEB. 2013.v. 1, p. 193-202.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   KLUTH, V. S. Reflexões sobre o ensino de ciêncais da natureza e matemática em ação conjunta. Em: Verilda Speridião Kluth;Jo´se Alves da Silva. (Org.). Cadernos d elicencaitura - Ciências Aproximações e distanciamento no ensino de ciêncais e matemática: questões d eidentidade da área no ambito filosófico e institucional. 1ed.São Paulo. : Porto de ideias. 2013.v. 1, p. 18-28.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   RAMOS, Bruna Lima ; Ruiz-Moreno, L. ; ABENSUR, P. ; ROSALEN, M. A. S.. Formação docente e estratégia dialógica mediada pelo Moodle. Em: Pedro Membiela; Natalia Casado; Maria Isabel Cebreiros. (Org.). Experiencias de investigación e innovación no ensino das ciencias. 1ed.Roma. : Educación Editora. 2013.p. 323-327.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   RANGEL, Flaminio de Oliveira. Ensino de ciências mediado por TDIC. Em: Pedro Membiela; Natalia Casado; Mª Isabel Cebreiros. (Org.). Experiencias de investigación e innovación en la enseñanza de las ciencias. 1ed.Ourense. : Educación Editora. 2013.p. 269-273.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   SILVA, J. A. Formar professores na sociedade pós-industrial: as contribuições do conceito de projeto de vida e as especificidades da docência em ciências e matemática. Em: SILVA, J.A.; KLUTH, V.S.. (Org.). Aproximações e Distanciamentos no Ensino de Ciências e Matemática: questões de identidade da área no âmbito filosófico e institucional. 1ed.São Paulo. : Porto de Ideias. 2013.v. 1, p. 69-92.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2012

1.   BARAÚNA, Silvana Malusá ; OSORIO, A. J. ; BERNARDINO JR., R. ; ROSALEN, M. A. S. ; BUENO, V. T. C. ; CALIXTO, A. C. ; SANTOS, A. F. ; SIMOES, H. C. G. Q. ; SILVA, M. P. ; NUNES, S. I. ; SOUZA, A. C. J. ; VIGNOTO, M. E. C. ; SANTOS, G. P. ; JILO, K. V. S.. Concepções de Pedagogia Universitária - uma análise do ensino ministrado nos cursos de pós-graduação, stricto sensu, mestrado e doutorado, Brasil (UFU, UFMG) e Portugal (UMinho). Em: Carminda Leite; Miguel Zabalza. (Org.). Ensino Superior: inovação e qualidade na docência. 1ed. : CIIE - Centro de Investigação Educativa. 2012.v. 1, p. 4588-4603.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A. ; PIETROCOLA, Maurício. Enfrentando obstáculos na transposição didática da História da Ciência para a sala de aula. Em: Luiz Peduzzi, André Martins, Juliana Hidalgo. (Org.). Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. 1ed.NATAL. : EDUFRN. 2012.v. 1, p. 123-154.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   Forato, Thaís Cyrino de Mello; SILVA, Cibelle C.. Apollo 13 do fracasso ao triunfo. Em: Bernardo Jefferson de Oliveira. (Org.). Ciência e Cinema na Sala de Aula - Coleção Formação Docente. 1ed.Belo Horizonte. : Fino Traço Editora. 2012.v. unico, p. 95-110.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   MELONI, R. A. O ensino das ciências naturais e a educação superior no Brasil (1879-1900). Em: José Maria Hernández Díaz. (Org.). Formación de élites y educación superior en iberoamérica (ss. XVI-XXI). 1ed.Salamanca. : Hergar Ediciones Antema. 2012.v. 1, p. 333-341.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2011

1.   Ruiz-Moreno, L. ; ROSALEN, M. A. S. ; LONGHI, A. L. ; RIVAROLA, A. ; SONZOGNO, M. C. ; AJZEN, Claudia. Formação docente em saúde: estratégia dialógico-problematizadora numa proposta bimodal. Em: Pereira, E. M. A.; Celani, G.; Grassi-Kassisse, D. M.. (Org.). Inovações Curriculares: Experiências no Ensino Superior. 1ed.Campinas, SP. : Faculdade de Educação- UNICAMP. 2011.p. 251-265.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2010

1.   BICUDO, M. A. V. ; KLUTH, V. S.. Geometria e Fenomenologia. Em: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Filosofia da Educação Matemática - Fenomenologia, concepções, possibilidades didático-pedagógicas. São Paulo. : UNESP. 2010.v. 1, p. 131-147.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   FORATO, Thaís C. M.; MARTINS, Roberto de A. ; PIETROCOLA, Maurício. Alguns debates históricos sobre a natureza da luz: discutindo a natureza da ciência no ensino. Em: Roberto de Andrade Martins; Lúcia Lewowics; Juliana Hidalgo Ferreira; Cibelle C. SIlva; Lilian Al-Chueyr Pereira Martins. (Org.). Filosofia e história da ciência no Cone Sul. Seleção de trabalhos do 6º Encontro. 1ed.Campinas. : Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul. 2010.v. 1, p. 616-626.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   FORATO, Thaís C. M.; SILVA, Cibelle C.. Apollo 13, do fracasso ao triunfo. Em: Betânia G. Figueiredo e Anny Jackeline T. Silveira. (Org.). História da Ciência e Cinema III. Belo Horizonte. : Argvmentvm Editora. 2010.v. único, .
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   KLUTH, V. S. Panorama fenomenológico de número e sua imagem na alfabetização aritmética. Em: Maria Aparecida Viggiani Bicudo. (Org.). Filosofia da Educação Matemática - Fenomenologia, concepções, possibilidades didáyico-pedagógicas. São Paulo. : UNESP. 2010.v. 1, p. 63-88.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]


Data de processamento: 15/02/2020 23:09:35