DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA - 2010-HOJE

Resumos expandidos publicados em anais de congressos


Número total de itens: 38

2019

1.   ALCÂNTARA, WIARA. The Natural Sciences spaces in the São Paulo Normal School: a cartography of the economic dimension of school and its artifacts (1880-1901). Em: ISCHE 41 ? International Standing Conference for the History of Education, 2019, Porto. ISCHE ? International Standing Conference for the History of Education - Spaces and places of education, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ALCÂNTARA, WIARA. The Syndicat commercial du mobilier et du matériel d?enseignement and the transnational circulation/commercialization of the school museum (1892-1901). Em: ISCHE 41 ? International Standing Conference for the History of Education, 2019, Porto. ISCHE ? International Standing Conference for the History of Education - Spaces and places of education, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   ALIXANDRE, G. M. ; ROCHA, A. M. B. ; CRUZ, ELIANE DE SOUZA. CORPOS NÃO BINÁRIOS RETRATADOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS (EJA), COM O JOGO: CORPOS E SUAS IDENTIDADES. Em: III Simpósio de estágio, práticas e aprendizagem da docência, 2019, Diadema. III Simpósio de estágio, práticas e aprendizagem da docência. Diadema: UNIFESP-Diadema, v. 3, p. 34-35, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   CAMELO, Clemil ; VIESBA, Everton ; ROSALEN, M. A. S.. Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ensino de Ciências: concepções de professores de Diadema- SP. Em: I Congresso Paulista de Ensino de Ciências, 2019, Itapetininga-SP. Anais do I Congresso Paulista de Ensino de Ciências. Itapetininga-SP: Editora do IFSP, v. 1, p. 1-1, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   CRUZ, ELIANE DE SOUZA; SILVA, A. M. T. B. ; QUEIROZ, G. R. P. C. ; MARTINS, M. I. ; CANDIANI, G. ; COSTA, N. ; LOPES, J. B.. Tecnologias na rede Articul@ções e as representações sociais ? resultados preliminares de um estudo etnográfico. Em: XI Jornada Internacional Sobre Representações Sociais - JIRS e a IX Conferência Brasileira Sobre Representações Sociais, 2019, Porto Alegre. Representações Sociais e Práticas Psicossociais: Para Mundos sem Fronteiras, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   DANTAS, M. ; AZEVEDO, M. N.. OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS AO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Em: III SEPAD SIMPÓSIO DE ESTÁGIOS, PRÁTICAS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA, 2019, DIADEMA. III SEPAD LIVRO DE RESUMOS 2019. DIADEMA: UNIFESP, v. UNICO, p. 88-89, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   MELO, B. L. O. ; ROCHA, A. N. ; MENDES, M. ; AZEVEDO, M. N.. A INTRODUÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS EM AULAS DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO. Em: III SEPAD SIMPÓSIO DE ESTÁGIOS, PRÁTICAS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA, 2019, DIADEMA. III SEPAD LIVRO DE RESUMOS 2019. UNIFESP, v. UNICO, p. 10-11, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   OLIVEIRA, E. ; ARAGAO, L. G. ; CRUZ, ELIANE DE SOUZA ; VALIENGO, A. L. C.. INVESTIGANDO O pH: DA SAÚDE DO CORPO AOS IMPACTOS AMBIENTAIS. Em: III Simpósio de estágio, práticas e aprendizagem da docência, 2019, Diadema. III Simpósio de estágio, práticas e aprendizagem da docência. Diadema: UNIFESP-Diadema, v. 3, p. 68-69, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
9.   ROCHA, A. N. ; MENDES, M. ; LOPES, A. ; MAGNANI, S. ; SILVA, I. M. ; AZEVEDO, M. N.. CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A LEITURA E A ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO. Em: III SEPAD SIMPÓSIO DE ESTÁGIOS, PRÁTICAS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA, 2019, v. UNICO, p. 30-31, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
10.   RODRIGUES, G. ; LINARDI, P. R. ; AZEVEDO, M. N.. OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA À ATIVIDADE DE ESTÁGIO. Em: III SEPAD SIMPÓSIO DE ESTÁGIOS, PRÁTICAS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA, 2019, DIADEMA. III SEPAD LIVRO DE RESUMOS 2019. DIADEMA: UNIFESP, v. UNICO, p. 86-87, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
11.   SANTANA, A. P. C. ; SILVA, C. O. C. ; ROCHA, A. M. B. ; CRUZ, ELIANE DE SOUZA. VIOLÊNCIA CONTRA MULHER NO BRASIL: UM PANORAMA DA REALIDADE. Em: III Simpósio de estágio, práticas e aprendizagem da docência, 2019, Diadema. III Simpósio de estágio, práticas e aprendizagem da docência. Diadema: UNIFESP-Diadema, v. 3, p. 106-107, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
12.   SILVA, R. S. ; AZEVEDO, M. N.. A RELAÇÃO ENTRE O PROFESSOR SUPERVISOR DE ESTÁGIO E LICENCIANDOS ESTÁGIARIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Em: III SEPAD SIMPÓSIO DE ESTÁGIOS, PRÁTICAS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA, 2019, DIADEMA. III SEPAD 2019. DIADEMA: UNIFESP, v. UNICO, p. 18-19, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
13.   SILVEIRA, R. V. ; AZEVEDO, M. N. ; LINARDI, P. R.. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O ESTÁGIO COMO UM ESPAÇO MOBILIZADOR DE SENTIDOS. Em: III SEPAD SIMPÓSIO DE ESTÁGIOS, PRÁTICAS E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA, 2019, DIADEMA. III SEPAD LIVRO DE RESUMOS 2019. DIADEMA: UNIFESP, v. UNICO, p. 58-59, 2019.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2018

1.   ALCÂNTARA, WIARA. Cultura material escolar e história do ensino de ciências naturais em São Paulo (1880-1910). Em: XIII Congresso Iberoamericano de História da Educação Latinoamericana, 2018, Montevidéu. Políticas, espacio público y disputas en la historia de la educación en América Latina, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CRUZ, ELIANE DE SOUZA; CANDIANI, GIOVANO ; LOPES, J. B. ; COSTA, N. ; SILVA, A. M. T. B. ; QUEIROZ, G. R. P. C.. As representações sociais na articulação da universidade-escolas-poder público-sociedade ? resultados preliminares de um estudo etnográfico. Em: VPCT2018 ? A voz dos professores de CT (Ciência e Tecnologia), 2018, Vila Real. Anais Relatos e investigação de práticas de ensino de Ciências e Tecnologia. Vila Real: UTAD, p. 488-489, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   LINARDI, P. R.; AZEVEDO, M.N. ; RODRIGUES, G.. Futuros professores de ciências: sentidos atribuídos à atividade de estágio. Em: IV SIEC, 2018, Vigo - Espanha. anais IV Congresso Internacional de Ensino das Ciências SIEC 2018, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   MORAIS, Rosilda dos Santos. Mathematics in Teacher Training and Teaching: processes and dynamics in the production of professional knowledge, 1890-1990'. Em: 'Conference on History of Mathematics and Teaching of Mathematics, Miskolc, Hungary, May 23-26', 2018, Miskolc. Conference on History of Mathematics and Teaching of Mathematics, v. 1, 2018.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2017

1.   Guimarães, Paula ; BAMBAN, Patrícia ; VIESBA, L. M. ; VIESBA, Everton ; ROSALEN, M.. Oficinas pedagógicas enquanto instrumento para formação e percepção ambiental. Em: IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, 2017, Camboriu. Revista Brasileira de Educação Ambiental - Anais do IX Fórum Brasileiro e IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, v. 12, p. 399-400, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   RAZVICKAS FILHO, W. J. ; STOCO, Sergio. Desigualdade escolar: o território como foco. Em: I Encontro Internacional da Rede Escola Pública Universidade, 2017, Santo André. Anais do I Encontro Internacional da Rede Escola Pública Universidade. São Paulo: Letra e Voz, v. 1, p. 272-274, 2017.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2016

1.   ANDRADE, Andreia. M. ; FORATO, Thaís C. M. ; VIANA, H. B.. Aquecimento global: Estudo de uma controvérsia científica em uma perspectiva historiográfica. Em: 15º SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, 2016, Florianópolis. Caderno de Resumos do 15o. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia. São Paulo: SBHC, v. 1, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   CRUZ, E. S. Terminological ?Tower of Babel? or communities in boxes (Physics, Physics educators and Physics educators´ researchers). Em: 2nd World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. Contemporary Science Education and Challenges in the Present Society: perspectives in Physics Teaching and Learning, v. 1, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   LINARDI, P. R.; BATHELT, R. E.. A set of instruments to investigate the professional practice of mathematics: limits and possibilities. Em: 13th Internacional Congress on Mathematical Education (ICME-13), 2016, Hamburg - Germany. Proceedings 13th Internacional Congress on Mathematical Education, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   MESQUITA, L. ; NERI, E. ; Brockington, J.G. ; TESTONI, L. A.. Scientific Making of: The use of viral videos for teaching physics. Em: World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. 2o World Conference on Physics Education, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   MESQUITA, L. ; TESTONI, L. A. ; Brockington, J.G. ; NERI, E.. Scientific Reporting and its Influence in Physics Education. Em: World Conference in Physics Education, 2016, São Paulo. 2o World Conference in Physics Education, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   NERI, E. ; MESQUITA, L. ; Brockington, J.G. ; TESTONI, L. A.. The influence of gestures in learning scientific concepts. Em: World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. 2o World Conference on Physics Education, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   ONISAKI, H. H. C. ; VIEIRA, R. M. B.. Produção de material didático para o ensino básico: robótica educacional aliada ao uso de impressões 3D. Em: 1a. Conferência FabLearn Brasil: Promovendo Equidade na Educação pelo Movimento Maker, 2016, São Paulo - SP. Publicação dos trabalhos apresentados durante a 1a. Conferência FabLearn Brasil 2016, p. 1-3, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
8.   PAULA, S. M. ; TESTONI, L. A. ; Lavorato, I.T. ; Brockington, J.G. ; SILVA, P. R. B.. The use of computational simulators for teaching Physics. Em: World Conference on Physics Education, 2016, São Paulo. 2o World Conference on Physics Education, 2016.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2015

1.   ALEME, H. G.; ARAUJO, N. P.. QUÍMICA NA COZINHA: UMA PROPOSTA CONTEXTUALIZADA PARA O ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA E REAÇÕES QUÍMICAS. Em: VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2015, Sorocaba - SP. VIII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, v. unico, p. 1-6, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   ARAUJO, C. R. ; MELONI, R. A.. Estação de Tratamento de Água Portátil (ETA-Portátil) construção e usos pedagógicos. Em: Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2015, Sorocaba, SP. Anais do EPPEQ, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
3.   BAMBAN, Patrícia ; MOURA, R. ; ANDRADE, M. ; VIESBA, Everton ; ROSALEN, M. A. S.. Educação ambiental e sua importância dentro da escola: uma experiência do Projeto Escolas Sustentáveis. Em: Encontro de Educação Ambiental do Grande ABC, 2015, Santo André-SP. Anais do Encontro de Educação Ambiental do Grande ABC, v. 1, p. 158-1175, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
4.   Brockington, J.G. ; TESTONI, L. A.. Graphos Teory: a proposal to analysis the scientific argumentation. Em: ESERA, 2015, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
5.   DIAS, Natália ; ROSALEN, M. A. S.. Neurocognition applied to education: analysis of experience obtained from the use of digital game Minecraft in the computer lab in the elementary education. Em: 3rd Brazilian Meeting on Brain and Cognition, 2015, São Bernardo do Campo - SP. III BMBC - Livro de resumos, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
6.   DIAS, Natália ; ROSALEN, M. A. S.. A sociologia educacional de Pierre Bordieu e o ensino de Ciências Naturais desenvolvido por bolsistas Pibid. Em: I Jornada Pierre Bourdieu, 2015, São Paulo - SP. Caderno de Programa de resumos, v. 1, p. 23-23, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
7.   MELONI, R. A.; VIANA, H. E. B.. O Atomismo em Programas de Química do Brasil ? 1841/1931. Em: Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2015, Sorocaba. Anais do EPPEQ, 2015.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2014

1.   MARTORANO, S. A. A. Conhecendo as ideias dos alunos da licenciatura sobre os conceitos fundamentais da quimica. Em: XII Evento de Educação em Química, 2014, Araraquara. Anais do XII Evento de Educação em Química. Araraquara: Unesp Araraquara, 2014.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   PIASSI, L. P. C. ; SANTOS, E. I. ; VIEIRA, R. M. B.. Banca da Ciência: Experiências na Interface da Comunicação Científica Itinerante com a Escolarização Regular. Em: Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades, 2014, São Paulo - SP. Caderno de Resumos do Simpósio sobre Divulgação Científica na sala de aula: perspectivas e possibilidades. São Paulo - SP, p. 36-38, 2014.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

2011

1.   MELONI, R. A. O ensino de Chimica no Brasil: a cultura material de uma escola de educação secundária do século XIX. Em: VI Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química, 2011, São Carlos. Livro de Resumos - Anais VI EPPEQ, 2011.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
2.   SILVA, J. A. A sociedade pós-industrial e os objetivos do Ensino Médio e do Ensino de Física. Em: Encontro de Físicos 2011 - XIII EPEF (Encontro de pesquisadores em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu-PR. Encontro de Físicos 2011, 2011.
[ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]


Data de processamento: 15/02/2020 23:09:35